O vereador, proponente do projeto, Zé Dambroz (PSB) participou da programação da Rádio Viva na manhã desta segunda-feira (20), para anunciar a criação do Banco de Materiais de Construção em Caxias do Sul. O projeto que foi sancionado pelo prefeito também nesta manhã, deve entrar em operação a partir de março de 2022.
De acordo com o parlamentar, Caxias do Sul tem 20 mil famílias cadastradas na Fundação de Assistência Social (FAS), as quais precisam de materiais de construção, para estruturas simples em suas residências. O intuito do projeto é em parceria com cerca de 900 pequenas, médias e grandes empresas do ramo, coletar materiais que sobram em obras e podem ser doados.
O prédio, onde vão ficar abrigados esses materiais, é na RSC-453, ao lado da empresa Brinox, no bairro Nossa Sra. da Saúde, em Caxias do Sul. Ele estava abandonado há mais de 12 anos, por isso, após o prédio estar em nome do município, iniciará obras de revitalização.
A expectativa de Zé Dambroz é que em alguns meses de funcionamento, o local já possa ser utilizado também para cursos profissionalizantes na área da Construção Civil.
As Secretarias de Desenvolvimento, Habitação, Obras, Meio Ambiente e o Sinduscon, entre outros, serão parceiros deste projeto. A secretaria de Habitação fará o regimento dos materiais e a Secretaria de Segurança fará a guarda do local.