Há três semanas o Banco de Alimentos de Caxias do Sul inaugurou a Cozinha Experimental. No espaço que conta com equipamentos e uma sala para cursos teóricos, a direção está realizando nesta semana capacitações, para as cozinheiras de entidades cadastradas no Banco.
A nutricionista e responsável pela Cozinha Experimental, Thabata Pedroni, explica que neste primeiro momento estão sendo realizadas oficinas teóricas, exclusivas para os cozinheiros das 103 entidades cadastradas no Banco.
“O Banco de Alimentos fez uma parceria com instituições de ensino superior, os acadêmicos de Nutrição vem e falam sobre cinco temas, elencados pela nutricionista responsável que percebeu nas visitas das entidades que são temas importantes. Assim a gente disponibilizou para as entidades o cronograma e elas podem participar de acordo com as suas demandas”.
Edson da Rosa diretor da segurança alimentar e nutricional do Banco, destaca que a cozinha experimental, tem o objetivo de “ensinar a manipulação e o não desperdício de alimentos, como utilizar o alimento, por exemplo, uma fruta da época, o que da pra fazer, como armazenar quando se recebe ela”. Ainda, ele comenta que os cursos certificam tanto o acadêmico que precisa ter horas complementares no currículo, quanto a população participante.
O próximo passo, segundo Thabata é buscar parceiros para as aulas práticas, já que a adesão foi grande dos interessados. O espaço também é utilizado pelos cozinheiros para uma troca de experiências.
Neste momento, a cozinha segundo Edson da Rosa é um laboratório experimental, posteriormente será para formar profissionais e lançá-los no mercado de trabalho, para que possam estar auxiliando em outras atividades que estão atreladas a alimentação.