Comportamento

Banco Central Russo propõe o banimento completo de criptomoedas e sua mineração

Imagem: Internet
Imagem: Internet

Em um mundo cada vez mais digital, tanto no lazer quanto na economia, as criptomoedas tem tomado seu espaço nos mais diversos setores. Dia após dia, estas moedas virtuais vão se tornando cada vez mais populares e vão abrindo novos mercados para investimentos. O “NFT”, sigla para “Tokens não fungíveis”, são a prova da crescente destes ativos digitais. Entretanto a Rússia parece não ser favorável as moedas como Bitcoin, Ethereum e companhia.

Nesta quinta-feira (20), o Banco Central Russo defendeu um relatório que visa o banimento total das criptomoedas no país. O órgão destacou que este mercado oferece ameaças a estabilidade financeira, bem como o bem-estar dos cidadãos e soberania monetária russa. A medida surge após governos asiáticos e até dos Estados Unidos indicarem temor em relação ao mercado que é volátil e operado de forma privada. Segundo estes, as criptomoedas podem minar o controle monetário dos países.

Durante anos os russos brigam contra este mercado, embora em 2020 tendo tornado seu uso legal no país. Segundo o governo de Putin, as moedas digitais podem ser utilizadas para lavagem de dinheiro e até financiamento do terrorismo. Moscou vê que a mineração das criptomoedas criou problemas no consumo de energia, uma vez que a prática é feita por computadores trabalhando incessantemente.

Desta forma o Banco Central da Rússia visa um banimento completo das criptomoedas. Desde a mineração até transações que as utilizem como pagamento e, também, a troca de uma moeda digital por outra.

Um dos pontos que o governo de Putin agarra-se é justamente do consumo de energia. Em agosto de 2021, a Rússia representou 11% do consumo mundial de energia para mineração de criptomoedas. Diante destes fatos, a federação afirma que a alocação destes recursos energéticos pode causar problemas no fornecimento do serviço para residenciais, bem como prejudicar o meio-ambiente.

De acordo com a Reuters, apesar da proposta de banimento completo, a Rússia trabalha para lançar sua versão digital do Rublo (moeda do país).