Comportamento

Banco Central integrará conta-salário ao Pix ainda em 2021

(Foto: Ilustrativa)
(Foto: Ilustrativa)

O Banco Central informou, nesta quinta-feira (28), que pretende incluir contas-salário no sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, ao longo deste ano. Atualmente, apenas usuários de contas de depósito (corrente), poupança e pré-paga podem fazer operações com a nova ferramenta.

O diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, João Manoel Pinho de Mello, apresentou itens da agenda de inovações para o sistema na abertura da 12ª Reunião Plenária do Fórum Pix.

A autoridade monetária também pretende integrar aplicativos de bancos com a lista de contatos do celular para identificar rapidamente quem tem chave cadastrada. O BC anunciou ainda que deve criar um mecanismo de devolução de recursos pelo provedor do recebedor em casos de fraudes ou falhas operacionais.

O diretor também destacou outras funcionalidades, que já tinham sido anunciadas pelo BC, como o Saque Pix, que permite retirada de dinheiro em espécie no comércio e o Pix por aproximação. Haverá ainda o iniciador de pagamentos no Pix, em que a empresa será integrada ao open banking.

Segundo ele, dois recursos começarão a funcionar no segundo semestre deste ano: o Pix Garantido, que permite parcelamento das compras, e o débito automático.