Um caso inusitado chamou a atenção de quem passava pelo bairro São Pelegrino na manhã desta terça-feira, dia 8, em Caxias do Sul. Funcionários de um prédio em construção encontraram, por volta das 9h50min, três bananas de dinamite intactas e uma ao meio na obra.
De acordo com informações da Brigada Militar (BM) um operário localizou os artefatos, tecnicamente chamados de emulsão de dinamites pesando 200 gramas, e acionou a polícia. Houve a necessidade de bloqueio da rua Dr. Bozano, entre a Júlio de Castilhos e Pinheiro Machado por precaução. Não havia risco de explosão, pois o material não estava montado e não possuía espoleta.
Conforme testemunhas, os artefatos estavam escorados próximos a um pilar. A obra de detonação para fundação do prédio foi realizada ainda em 2016. Há, inclusive, a suspeita que as bananas de dinamite possam ter sido descartadas no local depois.
O 3° Grupo de Artilharia Antiaérea, o 3° Gaae, foi acionado para fazer a remoção dos artefatos, que serão enviados para análise e verificação do código de liberação. O procedimento deve demorar alguns dias.
Por volta das 11h, a rua Dr. Bozano foi liberada e a ocorrência registrada na Central de Polícia Civil.