Nesta quarta-feira (4), os prefeitos dos municípios atingidos pela enchente, estiveram no Governo do Estado para tratar sobre a reconstrução da ponte na ERS-431, que liga os municípios de Bento Gonçalves e São Valentim do Sul, na união entre os rios das Antas e Carreiros, a estrutura foi arrastada no dia 4 de setembro.
Estiveram presentes os prefeitos de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, de Santa Tereza Gisele Caumo, de Guaporá Valdir Fabris, de Dois Lajeados Tiago Grando, de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé e de Cotiporã Ivelton Zardo. Eles foram recebidos pelo secretário-Chefe da Casa Cívil Artur Lemos, e pelo secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella e equipe de Governo.
Conforme os prefeitos, cerca de 2.500 veículos passavam diariamente pelo local, sendo que 80% do escoamento da produção de uva era realizado pela ponte, além de ser também uma travessia importante para estudantes e trabalhadores.
No encontro, ficou definido que o Governo do Estado vai buscar junto ao Governo Federal o recurso para reconstrução, caso contrário irá realizar a obra. De forma paliativa, enquanto a ponte não é reconstruída, será colocada uma balsa para auxiliar na travessia deste trecho.
“É uma prioridade da nossa região a reconstrução desta ponte. Os empreendimentos, os agricultores, e a nossa comunidade já começam a sofrer em virtude da falta dessa passagem. Agradecemos ao Governo do Estado por entender essa demanda e se comprometer a buscar recursos para essa reconstrução. É unanime entre os municípios, também, que precisamos uma solução paliativa e a balsa foi o modelo encontrado para travessia”, disse o prefeito de Bento Gonçalves Diogo Segabinazzi Siqueira.
Sem a ponte ERS-431, em Santa Bárbara, é preciso dirigir 80 quilômetros a mais, passar por cinco municípios e enfim chegar à BR-470, que leva a Bento Gonçalves.