Na tarde desta terça-feira (30), a nova balsa de Santa Bárbara foi levada à beira do rio Taquari. O equipamento será responsável pelo transporte de veículos e pessoas dos municípios de Santa Tereza e Bento Gonçalves com São Valentim do Sul. A previsão é que o serviço comece a operar até o final desta semana.
O processo de descida foi lento e cuidadoso. Bolsões inflados por ar foram colocados sob a balsa, conectados a compressores que regulam o ar conforme a balsa desce a rampa. O mesmo procedimento foi aplicado ao rebocador.
Antes de ser colocada na água, a balsa irá passar por vistorias preliminares em terra. Após essa etapa, a balsa passará por nova vistoria, desta vez já na água, junto do rebocador.
A empresa Lacel Soluções em Serviços concluiu a montagem da embarcação, que agora precisa passar pela inspeção, antes de ser liberada para operar. Será uma vistoria de uma certificadora, na qual um técnico habilitado avalia a segurança dos equipamentos e emite laudos para protocolo na Autoridade Marítima (Marinha do Brasil). Essa vistoria é contratada pela empresa.
Atualização: Vistorias no seco e na água devem ser realizadas ainda nesta quarta-feira (31).
Situação na ERS-431
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) informou que o bloqueio no Km 26 da ERS-431, em São Valentim do Sul, não tem previsão de ser liberado até o dia 5 de agosto, apesar de rumores nas redes sociais. As equipes estão trabalhando na limpeza e desobstrução do Km 10 ao Km 25. O trecho permanece bloqueado para a continuidade dos serviços.
Quando a balsa estiver operacional, será permitida a passagem de veículos leves no trecho de Bento Gonçalves, com restrições para cargas. Em São Valentim do Sul, motoristas que precisam acessar a localidade de Santa Bárbara devem utilizar um desvio próximo ao Km 24 da ERS-431, por uma estrada municipal que não possui sinalização.
Confira imagens dos danos e trabalhos na rodovia:
Fotos: DAER/Divulgação