A balsa na localidade de Santa Bárbara, que fará a ligação de Bento Gonçalves e Santa Tereza com São Valentim do Sul pelo Rio Taquari, deve voltar a operar nesta semana. A previsão é da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que não garante mais que o retorno aconteça até o final deste mês, na quarta-feira (31).
A empresa responsável pela montagem da estrutura, Lacel Soluções em Serviços, já concluiu a maior parte do trabalho. Antes de entrar em operação, a balsa será inspecionada pela Marinha do Brasil e pela Selt. A Capitania Fluvial de Porto Alegre conduzirá o processo de vistoria, fundamental para avaliar a segurança operacional da travessia. A inspeção incluirá uma visita ao local, testes na embarcação e a emissão de um laudo técnico. De acordo com a Selt, a vistoria deve ocorrer até o final desta semana.
Características da nova balsa
A nova balsa possui 24 metros de comprimento e 9 metros de largura, totalizando uma área de 216 metros quadrados. Inicialmente, terá capacidade para transportar até 15 veículos leves, uma redução em relação à balsa anterior, que comportava até 30 veículos. A nova embarcação também poderá transportar carretas de até seis eixos, exceto bitrens. A capacidade de transporte será ampliada futuramente com a produção e o acoplamento de novos módulos.