Comportamento

Balneário Santa Rita passará por desassoreamento em Farroupilha

Uma licitação para passar o Parque para a iniciativa privada também está em andamento

BALENÁRIO SANTA RITA
Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM


O Balneário Santa Rita vai passar por um desassoreamento nos próximos dias em Farroupilha. A limpeza do lago será realizada e uma licitação está aberta para colocar tapumes ao redor do parque, visando assim deixar o lugar em estado melhor e mais seguro para aqueles que visitam o local.

A empresa contratada ficará alojada em um dos prédios próximos do Balneário, este que está passando por reparos para abrigar os trabalhadores. Para efetuar a limpeza no lago, foi necessária antes uma licença ambiental, que foi concedida.

O Secretário de Gestão e Governo de Farroupilha, Rafael Gustavo Portolan Colloda, falou com o Grupo RSCOM sobre os próximos passos nas obras do Balneário:

“Estamos com três frentes de olhar, atenção e ações para o Parque Santa Rita. A primeira delas, depois de ter sido feita a parte de licenciamento ambiental em um órgão competente do Estado, foi liberado para fazer a limpeza do lago e temos uma empresa que foi licitada que foi contratada e já está trabalhando no local para fazer o desassoreamento do Parque Santa Rita”, salientou Colloda.

No local, as cercas que faziam o contorno do parque, muitas delas foram arrancadas, por conta disso a comunidade pediu para que fossem colocados tapumes ao redor do balneário:

“Paralelo a isso nós estamos com uma licitação para que uma empresa faça os tapumes, pois houve furto de cerca, o local estava abandonado, e esses tapumes vão ser colocados, foi uma indicação da comunidade”

A possibilidade de passar o Parque Santa Rita para a iniciativa privada também existe, em um Projeto de Lei que está tramitando atualmente na Câmara de Vereadores:

“O terceiro ponto que estamos trabalhando é o Projeto de Lei 065/2022 que está na Câmara de Vereadores, que autoriza a concessão, se aprovado, a gente pede atenção e apoio dos vereadores, a concessão do parque depois para a iniciativa privada, porque nós entendemos que a iniciativa privada tem uma capacidade de investimento e de cuidado que vai qualificar o espaço para depois a utilização das pessoas” 

A reportagem do Grupo RSCOM esteve no local do Balneário Santa Rita e encontrou trabalhadores com máquinas já dando andamento nas obras. A vegetação dentro da água se encontra bastante alta e as cercas, grande parte de sua extensão já não estão mais lá.

Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM