Uma equipe da PATRAM resgatou uma baleia encalhada perto da guarita 137 em Imbé na segunda-feira (19). No entanto, lamentavelmente, o animal foi encontrado sem vida em Tramandaí na manhã seguinte, terça-feira (20).
No primeiro resgate, em Imbé, para conduzir a baleia para fora da arrebentação e garantir sua segurança, uma embarcação da Transpetro foi mobilizada, contando com o apoio da PATRAM, da Secretaria do Meio Ambiente de Imbé e dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros.
Já da segunda vez, em Tramandaí, a ação ocorreu nas proximidades da guarita 140, e uma retroescavadeira da prefeitura de Tramandaí foi utilizada para transportar o corpo da baleia até o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da UFRGS em Imbé. Lá, serão realizados exames para determinar a causa da morte.
Os resultados preliminares dos exames indicam que a baleia, uma fêmea jovem com 2m45cm de comprimento. Inicialmente o animal foi identificado como um cachalote-anão. No entanto, uma análise morfológica realizada durante o dia revelou que na verdade ela é uma baleia cachalote-pigmeu.
*Com informações de Litoral Notícias