Caxias do Sul

Balanço econômico do Simecs mostra recuperação do setor metalmecânico em Caxias

Balanço econômico do Simecs mostra recuperação do setor metalmecânico em Caxias

A expectativa de que 2017 seria um ano de retomada na economia de Caxias do Sul vem se confirmando. Nesta quarta-feira, dia 8, um balanço divulgado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico – Simecs revelou que as indústrias do setor tiveram um desempenho de 4,11% positivo no acumulado de janeiro a setembro de 2017. No acumulado dos 12 meses, entretanto, o resultado das receitas ainda é negativo, com queda de 3,04%.

Balanço econômico foi apresentado nesta quarta-feira. (Foto: Simecs/Divulgação)

Conforme o presidente do SIMECS, Reomar Slaviero, o mercado externo é um dos fatores que ainda preocupam o setor, com uma queda de 17,71% nas exportações. Por outro lado, as vendas domésticas, dentro e fora do estado, cresceram respectivamente em 14,05% e 9,04% no período.

Cenário “menos pior”

A projeção de faturamento para 2017 apresentada pelo Simecs é de R$ 11,74 bilhões. Se confirmada, 2017 encerrará com aumento de 4,54% nas receitas em relação a 2016. Apesar de configurar um crescimento, o número ainda é muito pequeno dentro do contexto de crise no qual está inserido. No ano passado, por exemplo, a queda foi de 20,9% em relação a 2015 e nos últimos dois anos a receita da indústria caiu 43,7%.

Retomada lenta também nos empregos

O Consultor de Planejamento Econômico do SIMECS, Rogério Gava, informou que a tendência que tem se observado aponta para uma ligeira melhora no número de empregos no setor metalmecânico em Caxias do Sul. O número, porém, ainda está longe da recuperação do montante de vagas fechadas nos últimos anos. De janeiro de 2012 a setembro de 2017, são 20,7 mil vagas a menos no setor. Nesse período, o número de profissionais na indústria com carteira assinada recuou de 54,4 para 33,6 mil.