A forte estiagem que vem assolando diversas cidades do RS também atingiu a cidade de Flores da Cunha. Na propriedade de Joel Caldart a estiagem afetou a produção de uvas. Segundo Joel a safra deste ano está com menos produção, menos peso. Por causa da estiagem a uva perdeu muito líquido. O que tem ajudado o produtor é a questão da graduação da uva que apesar do pouco peso está fazendo um excelente grau.
Joel calcula que a margem de perda será entre 35% e 40%. A questão de valores varia, dependendo da empresa em que a uva será entregue. Cada empresa tem uma politica de pagamento, as cooperativas, por exemplo, sempre valorizam mais o produtor e as uvas. Joel fez seguro porém, ele só cobre contra granizo e não contra a seca.
Mesmo com os prejuízos e dificuldades da agricultura Joel diz que ama o que faz. Que na colônia se tem mais liberdade para fazer o que se quer. “Dificuldade vai ter em todo lugar, temos que erguer a cabeça e enfrentar. Nasci no interior, sou filho de agricultores. Cresci no meio da parreira, na colonia trabalhando, desde os 8 anos de idade. Gosto disso aqui, é o que eu sei fazer. Amo a perreira, amo as uvas e não largaria esse serviço por nada” relata Joel Caldar agricultor.