A Fundação de Assistência Social (FAS) terá uma nova unidade no bairro Serrano, em Caxias do Sul. A expectativa da Prefeitura é que sejam abertas as portas para atender até 80 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, por volta de maio de 2024.
Atualmente, o processo para viabilizar as obras de adequação do espaço encontra-se em fase de orçamentação. A etapa é um pré-requisito ao encaminhamento para a licitação, que definirá a empresa responsável pelos trabalhos. Segundo a presidente da FAS, Geórgia Ramos Tomasi, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) abraçará os jovens e seus familiares.
“Para se ter ideia do que a novidade representa, quando entrar em funcionamento, já no próximo ano, esta unidade da FAS atenderá todo Bairro Serrano e também famílias referenciadas nos CRAS dos bairros vizinhos, principalmente da Zona Leste do município”, adianta.
O investimento da administração, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), no reforço da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) alcança mais de R$ 2 milhões. As instalações do futuro SCFV Serrano ficarão em uma das principais vias da região, a Avenida Serrano-Santo Antônio, próximo às ligações com a BR-116.
O prefeito Adiló Didomenico observa que a Zona Norte é uma das áreas mais povoadas, com mais de 100 mil habitantes, e que cresce de maneira mais acelerada no município.
“Por isso, trabalhamos com uma diretriz bastante clara de dar uma atenção muito grande para estas regiões, onde a demanda crescente da população por serviços e infraestrutura exige sensibilidade e resposta rápida”, finaliza o chefe do executivo.