Caxias do Sul

Baderneiros incendeiam 10 contêineres durante feriado de ano novo em Caxias

Baderneiros incendeiam 10 contêineres durante feriado de ano novo em Caxias


A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) registrou a queima de 10 equipamentos contêineres no fim de semana do ano-novo. O problema decorre, especialmente, de atos de vandalismo que acontecem durante a madrugada em diferentes bairros de Caxias do Sul. Por ser feito de polietileno de alta densidade, o contêiner é facilmente inflamável e a queima causa a perda total do equipamento. Em todo o ano passado, a queima de 86 contêineres seletivos, gerando um prejuízo de cerca de R$ 137,6 mil.

Em todo o ano passado, 86 equipamentos foram danificados gerando um prejuízo de R$ 137 mil. Foto: Divulgação

Para tentar coibir esses casos de vandalismo, a Codeca e a prefeitura lançaram, neste ano, uma campanha nas redes sociais intitulada “Preserve os Contêineres – Projeta nosso Patrimônio”. A iniciativa reduziu os índices de queima em 44%. “Frente a essas ocorrências, optamos por reativar o projeto com objetivo de pedir a colaboração constante da comunidade para denunciar o vandalismo. O prejuízo não se limita à Companhia, mas à população caxiense a quem prestamos os serviços de limpeza urbana”, aponta o gerente operacional da Codeca, Igor Rossi.

Apesar do número elevado de contêineres danificados, em comparação aos últimos dois anos, o vandalismo diminuiu. Em 2015, foram 98 equipamentos queimados; em 2016, 143; e em 2017, 86. Mesmo assim, a quantidade ainda é considerada elevada. Por isso, a Codeca solicita à comunidade que, ao presenciar ou desconfiar de atos de queima, contate a Central de Atendimento ao Cidadão, pelo fone (54) 3224.8000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Também é possível comunicar o fato à Guarda Municipal, através do telefone 153, 24 horas por dia.

A Codeca possui 1.851 pontos de área conteinerizada dividida em 12 bairros e 36 microrregiões em Caxias do Sul. “Esperamos poder contar com o apoio de todos. A preservação da limpeza urbana e dos contêineres é um direito de todos”, reforça Igor Rossi.