Com a chegada do verão e dos períodos de férias escolares e de trabalhadores, é histórico o aumento de bicicletas observadas nas vias municipais de Caxias do Sul. Devido ao fluxo elevado de veículos não motorizados, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) faz alerta aos demais condutores para que redobrem a atenção com os ciclistas uma vez que estes também são atores envolvidos no sistema de trânsito. Além do mais, são partes mais vulneráveis, assim como os pedestres.
Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 29, respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas, sempre em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão responsáveis pela segurança dos veículos de menor porte, dentre os quais as bicicletas. É importante salientar que a legislação vigente prevê consequências para condutores que desrespeitam os ciclistas no trânsito. A Fiscalização de Trânsito pode autuar os condutores, desde que os agentes flagrem atos contrários aos determinados em lei.
De acordo com a norma, qualquer veículo automotor, ao ultrapassar um ciclista, deve respeitar uma distância lateral mínima de 1,5 metro. Descumprindo a legislação, incorrerá em infração de natureza média, cuja previsão é multa no valor nominal de R$ 130,16, além da aplicação de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
A SMTTM, em colaboração com a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), promove uma série de ações voltadas aos ciclistas e pedestres em todos os domingos do verão. Aos domingos, das 8h às 17h, trecho da rua Plácido de Castro estará bloqueado ao tráfego de veículos, permitindo a prática de esportes e caminhadas ao ar livre (exceto quando há a Feira da Maesa). Em dias de chuva não haverá cerramento da via. Além disso, a SMTTM informa que já existem pré-reservas de datas para a realização de passeios ciclísticos em Caxias do Sul no período do veraneio.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Caxias do Sul