
O andamento das melhorias e adequações operacionais no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, foi tema de uma reunião realizada na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Brasília, nesta quarta-feira (21). O encontro avaliou os avanços já realizados e definiu novas ações e prazos para a continuar a modernização do terminal.
Participaram da reunião representantes do Aeroporto Hugo Cantergiani, da ANAC, da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplam) e da Orion Aeroportos, atual operadora do terminal.
A conversa teve como foco principal a avaliação das adequações exigidas pela ANAC e o monitoramento do cumprimento das determinações técnicas do aeroporto. O gerente da Agência, Marcos Eurich, reconheceu o avanço das frentes de trabalho e a evolução na rotina de comprovação técnica das melhorias já feitas. Ele também destacou a importância de continuar os esforços entre o município, o operador aeroportuário e as entidades parceiras.

Possível ampliação de voos no Cantergiani
Durante o encontro, foram definidas novas ações e prazos para ajustes complementares, para solucionar definitivamente as medidas cautelares ainda vigentes. A expectativa é que, com isso, sejam criadas condições para a ampliação do número de voos comerciais e o fortalecimento da malha aérea da Serra Gaúcha.
A ampliação do número de voos no Hugo Cantergiani depende diretamente da execução dessas melhorias exigidas pela ANAC. Atualmente, uma medida cautelar limita a aviação regular a 42 movimentos semanais, restrição que só poderá ser revista após a conclusão das adequações na infraestrutura do terminal.
A informação foi destacada pelo diretor do aeroporto, Cleberson Babetzki:
“Seguimos a regulamentação da ANAC, que prevê os requisitos que precisamos ter para manter a segurança operacional. Então, precisamos fazer estas melhorias para então abrirmos o canal de comunicação com a ANAC e com as companhias aéreas para novos voos. Uma coisa está ligada a outra”, destaca.
Também participaram do encontro o diretor da Orion Aeroportos, Comandante Hammer, e o executivo da ABEAR, Matheus Motta. De forma remota, estiveram presentes o secretário-adjunto da Secretaria de Trânsito, Alfonso Willenbring Junior, representando o secretário Elisandro Fiuza; o representante da Seplam, Pedro Dequi Giovani; e a equipe técnica da Orion Aeroportos.
A reunião reforça o comprometimento das entidades com o desenvolvimento e a modernização do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani para consolidar o terminal como um dos principais polos de aviação regional do Sul do Brasil.