Comportamento

Aulas serão 100% presencial na rede municipal de Caxias do Sul em 2022

Foto: Imagem ilustrativa
Foto: Imagem ilustrativa

Representantes do COE Municipal de Caxias do Sul tiveram encontro, na manhã desta terça-feira (08.02), para deliberar sobre regras para retorno às aulas no município. Entre as definições do encontro, ficou estabelecido que o início do ano letivo ocorrerá de forma 100% presencial, como já previa o último decreto 56.171, do Governo do Estado do RS. Quanto ao distanciamento, é importante observar distância de 2 metros entre os estudantes nos refeitórios para o período do lanche, uma vez que neste momento não há uso de máscara.

Os integrantes também consideram fundamental uma intensa e contínua campanha de conscientização para utilização correta da máscara e de todos os protocolos já previstos pelo COE local. Ressalta-se também a importância dos escalonamentos de entrada e saída, além de não misturar os grupos de estudantes em diversos momentos do dia a dia escolar. A não obrigatoriedade da volta presencial será apenas para estudantes com atestados médicos.

“Hoje temos um novo cenário, ao contrário do ano passado, pois temos muitas pessoas vacinadas. Somos um dos municípios que mais vacinam, porém o cuidado continua”, acentuou a secretária de Educação, Sandra Negrini.

A equipe técnica da SMS e VISA explanaram sobre diversas questões atuais do cenário vacinal, como a atuação das equipes nas Unidades Básicas de Caxias do Sul orientando as famílias sobre a segurança da imunização. Além disso, o representante da Secretaria Municipal de Saúde informou que enviará, para as escolas, materiais de divulgação e informativo referente a campanha para vacinação.

OBS: nesta semana, a Prefeitura havia divulgado uma nota da Vigilância Sanitária sobre protocolos nas escolas, informando que seria necessário distanciamento de um metro entre as classes. Porém, com a volta 100% presencial dos alunos, a orientação de distanciamento das classes permanece, mas a medida de um metro passa a ser uma recomendação, já que depende do espaço físico das salas de aula.

Fotos Ângela Almeida/SMED