Caxias do Sul

Aulas preparatórias gratuitas para o ENEM têm início neste sábado na UCS, em Caxias do Sul

Programação que explora os conteúdos do Exame e as possíveis temáticas da redação se estende até outubro. Primeiro encontro, dedicado à Biologia e Língua Portuguesa, ainda tem vagas para participação on-line

Foto: Pexels
Foto: Pexels

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais portas de entrada para instituições de ensino superior, como a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Para apoiar os candidatos no processo de estudos, a UCS está promovendo aulas preparatórias mensais e gratuitas entre junho e outubro, abertas à comunidade estudantil.

Os encontros, ministrados por professores da UCS, revisarão conteúdos que podem ser explorados na prova e abordarão possíveis temáticas da redação, além de indicar estratégias de estudo. O primeiro aulão acontece neste sábado, 8 de junho, das 8h às 12h, no auditório do Bloco E do Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul. Ainda há vagas para participação online – inscreva-se para garantir a sua vaga. O encontro inaugural focará nas disciplinas de Biologia e Língua Portuguesa, com os participantes sendo recebidos com um coffee break e brindes.

A programação completa é a seguinte:

  • 15 de junho: História, Literatura e Redação (inscrições já abertas)
  • 13 de julho: Geografia e Física
  • 10 de agosto: Matemática e Filosofia
  • 14 de setembro: Química, Espanhol e Inglês
  • 19 de outubro: Língua Portuguesa e Redação

Para se inscrever e conferir o cronograma completo, acesse a página da UCS.

O ENEM

Até esta sexta-feira, 7 de junho, os interessados podem se inscrever para o ENEM, que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. Devido à recente situação de calamidade no Rio Grande do Sul, o Ministério da Educação (MEC) está trabalhando em um calendário com prazo extra para as inscrições.

O ENEM propõe 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas do conhecimento, e inclui uma redação dissertativa-argumentativa baseada em uma situação-problema. Instituído em 1998, desde 2009 o exame é utilizado como um mecanismo de acesso ao ensino superior, com as notas podendo ser usadas para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).