A Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) promove para a comunidade caxiense uma aula prática de poda nos parreirais de uva que ornamentam o prédio da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Será às 8h30min do dia 29 de julho de 2023 (sábado), na sede do Legislativo (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). Pelo segundo ano consecutivo, a experiência é aberta à comunidade, que poderá aprender com produtores rurais como cuidar das videiras neste período do inverno.
A atividade, que visa retirar da parreira alguns galhos desnecessários para deixar outros se desenvolverem melhor para os frutos virem mais viçosos e saborosos, é gratuita e será promovida com a participação voluntária de agricultores. No comando da CAAPC, a vereadora Gladis Frizzo (MDB) destaca o diferencial da ação, que agrega um ensinamento agrícola a uma iniciativa legislativa, reconhecendo o esforço cotidiano dos viticultores e vitivinicultores da cidade.
“A ideia é mostrar para as pessoas como nossas parreiras exigem cuidado e como é significativo compartilhar uma experiência que marca a nossa cidade através do cultivo da uva e da elaboração do vinho. O trabalho dos agricultores e das agricultoras é fundamental em nossa sociedade e merece ser cada vez mais valorizado”, entende Gladis, ressaltando que Caxias é bastante conhecida por ser a terra da Festa Nacional da Uva.
A parlamentar informa que, para a atividade acontecer, cerca de 15 produtores rurais da região de Forqueta, a maior produtora de uva e vinhos de Caxias do Sul, se disponibilizaram a promover a aula prática voluntariamente. Será uma atividade instrutiva e quem participar poderá executar o corte dos galhos com as tesouras apropriadas, tendo um agricultor acompanhando e orientando toda a poda.
Segundo a vereadora, antes do início da aula, os participantes poderão provar um café com comida típica, como grostoli e cuca. Para assistir à prática de poda nos parreirais do Legislativo, a CAAPC indica fazer a inscrição pelo fone (54) 99985.3275. Mas quem eventualmente não fizer a inscrição e comparecer ao Legislativo no dia 29 de julho será bem recebido de igual forma.
Além da presidente Gladis, integram o grupo os parlamentares Roselaine Frigeri (PT), Lucas Diel (PDT), Sandro Luiz Fantinel(PL) e Velocino Uez PTB).
Arquitetura legislativa
– Dependendo do ano e das variáveis do clima e da poda, a produção nos vinhedos do Legislativo Municipal varia de 300 a 700 quilos de uva-isabel. A fruta é consumida pela comunidade e pela equipe funcional da Casa.
– O projeto do prédio com parreiras foi concebido pelo arquiteto João Alberto Marchioro, que venceu um concurso público realizado em 1983, para escolha do anteprojeto de arquitetura do prédio da Câmara. O profissional planejou a estrutura valorizando também a uva, a qual é a fruta símbolo da cidade. O prédio foi inaugurado em 22 de novembro de 1996.
– Os parreirais também servem de quebra-sol no verão, quando as folhas estão verdes e cheias de vida, deixando o ambiente mais ameno e com menos calor. Já, no inverno, quando as folhas caem, a parreira facilita a entrada de luz natural, ajudando a aquecer quem trabalha ou circula pelos diferentes setores.