Caxias do Sul

Audiência pública sobre a Maesa ocorre na próxima semana em Caxias do Sul

Foto: Barbara Decimo/Divulgação
Foto: Barbara Decimo/Divulgação

Ocorre nesta terça-feira, dia 22, às 14h, no plenário do Legislativo caxiense, a primeira audiência pública sobre a ocupação do complexo da Maesa. Para a reunião, foram convidados os vereadores, representantes do poder público e da Comissão de Acompanhamento do Projeto de Uso e Gestão do Complexo Cultural e Turístico Maesa – grupo formado pelo município e que envolve mais de 20 pessoas – além de lideranças da comunidade e do movimento cultural e estudantil. A decisão sobre a ocupação do complexo se arrasta há anos e é uma das principais demandas de Caxias do Sul.

O encontro será liderado pelo vereador Rafael Bueno, do PDT, que preside a Frente Parlamentar “A Maesa é Nossa”, pela Câmara Municipal. A audiência foi solicitada por representantes da União da Associação de Bairros (UAB). Os profissionais do escritório Vazquez Arquitetos já apresentaram uma segunda etapa do projeto, que está sob avaliação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). O escritório venceu a concorrência para o serviço de elaboração do Plano Geral do conjunto edificado da Maesa. Para Bueno, o fundamental é preservar a história do complexo e respeitar as entidades que agiram para que o tombamento virasse realidade.

“Na região da Maesa se formou a vila industrial, a vila operária, é o coração da cidade. Porém, acredito que 80% da população não sabe exatamente do que se trata essa discussão e possibilidade de ocupação, então a audiência ajudará a trazer luz para essa questão”, destacou Bueno.

O pedetista acredita que o município precisa entender que os caxienses são os verdadeiros donos da Maesa, e essa ideia de pertencimento deve ser colocada em prática. Por isso confia da participação do prefeito Adiló Didomenico e do primeiro escalão da prefeitura:

“A Maesa representa muitos. São alunos de escolas de vários locais, clube de mães, escoteiros, entidades que lidam com a educação ambiental, o comunitarismo, são vários os segmentos que precisam entender o que significa toda essa história e ajudar a construir as possibilidades.”

Entenda

– O ex-governador Tarso Genro (PT) sancionou o projeto de doação do antigo prédio da Metalúrgica Abramo Eberle SA, o Complexo Maesa, fábrica 2, para o município de Caxias do Sul, em 2014.

– A doação previa que o complexo, de 53 mil metros quadrados, destine-se a uso público com finalidade cultural, de equipamentos públicos e de funcionamento de órgãos públicos.