Caxias do Sul

Audiência Pública na Câmara debate possível terceirização do Postão 24 horas

Definição do novo Conselho deve ocorrer no mês de maio (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)
Definição do novo Conselho deve ocorrer no mês de maio (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

A possível terceirização do Postão 24 horas, em Caxias do Sul, será debatida em uma audiência pública na Câmara de Vereadores. O encontro vai ocorrer no dia 27 de novembro e foi solicitado pelo Sindiserv após uma reunião entre a entidade e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente do legislativo. O Sindiserv também busca uma reunião com o prefeito Daniel Guerra para tratar do assunto.

Segundo a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, há uma informação de que a prefeitura está encaminhando o processo de terceirização do PA 24hs e solicitando orçamento às empresas que participaram da licitação da UPA Zona Norte.

Administração municipal estaria disposta a terceirizar os serviços do Postão 24 horas (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

De acordo com a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, a terceirização não garante uma melhoria do serviço. Ele pede que o diálogo prevaleça na busca por uma alternativa que não seja a transferência dos serviços para a iniciativa privada. “A saúde não é exclusivamente municipal, é necessário o cofinanciamento do Estado e da União. O que ocorre com as terceirizações é a transferência do dinheiro público para iniciativa privada o que não significa mais qualidade. O que buscamos é a qualificação do serviço público, e isso só será possível através do diálogo com o Executivo, Legislativo, servidores municipais e a população,” argumenta Silvana.

A Secretaria de Saúde, por meio de sua assessoria, disse que a prefeitura não vai se manifestar sobre o assunto.