Audiência Pública realizada dia 29 de junho, sexta-feira, em Farroupilha discutiu a criação da zona franca do vinho e da uva. O evento aconteceu no plenário do parlamento do município e conciliando a presença na região de prefeitos e legisladores para participarem da reunião da Famurs que ocorreu em Monte Belo do Sul.
Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei (PL) 9045/2017 de autoria do deputado João Derly que cria a Zona Franca do Vale dos Vinhedos beneficiando apenas os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.
Conforme o prefeito de Farroupilha Claiton Gonçalves, na discussão da audiência pública mais de 20 municípios passariam a integrar a Zona Franca, tornando-a mais abrangente e com caráter regional.
Pela redação do PL 9045/2017 a entrada de mercadorias estrangeiras na Zona Franca de que trata esta Lei se dará com suspensão do Imposto de Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados, que será convertida em isenção, quando forem destinadas a instalação e operação de atividades de turismo e serviços de qualquer natureza, estocagem de vinhos produzidos localmente para exportação para o mercado externo e atividades integrantes da cadeia vitivinícola, assim entendidas a produção de insumos agrícolas, o cultivo e a colheita de uvas, bem assim a fabricação, o armazenamento, a venda local e a distribuição de vinhos.
Num dos pontos o prefeito Claiton Gonçalves destaca a importância econômica da uva para diversos municípios da região serrana. “Só em Farroupilha onze por cento da nossa economia vem do agronegócio, muito deste agronegócio em função da uva. Hoje, somos o terceiro maior produtor de uva do Brasil, sendo Bento Gonçalves e Flores da Cunha melhores ranqueados do que nós, mas estamos à frente de Caxias, concluiu.”
Na próxima sexta-feira, 6 de julho, das 9h às 12h, acontece uma mesa redonda no Hotel e Spa do Vinho em Bento Gonçalves, situado no Vale dos Vinhedos, com a presença da deputada Mariana Raupp, presidente da Comissão Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CIDRA) e do autor do Projeto de Lei que cria a Zona Franca do Vinho e da Uva, João Derly.