Oportunizado pelo Parlamento Regional, na tarde de sexta-feira, dia 15, ocorreu a Audiência Pública para tratar da situação financeira dos Hospitais da região. O ato ocorreu na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e teve a presença da Comissão Parlamentar de Saúde caxiense, diretores dos hospitais Pompéia, Virvi Ramos de Caxias, e São Carlos de Farroupilha, além de representantes da Secretaria de Saúde Estado.
Representando o hospital São Carlos e o Parlamento Regional, o presidente da Câmara de Farroupilha, Thiago Brunet (PDT), defendeu a descentralização de serviços de alta complexidade, uma vez que o Pompéia, referência em grande parte dos atendimentos da região, está trabalhando em seu limite, e Farroupilha, através do São Carlos atende 60% de sua capacidade.
“Sabemos da capacidade do Pompéia e da referencia que ele é para região, porém como já bem afirmou seu diretor Francisco Ferrer, a instituição está superlotada. Por isso colocamos o São Carlos a disposição para também se tornar um hospital de alta complexidade. Atualmente atendemos cerca de 60% da capacidade, ou seja, conseguiríamos prestar atendimento para mais uns 20%. Porém, o Governo teria que nos mandar um aborte maior de recursos”, destaca.
O diretor do Hospital Pompéia, Francisco Ferrer, apoia a iniciativa de dividir o atendimento de alta complexidade, e diz entender ser um problema regional o acúmulo de atendimentos em Hospitais caxienses como o Pompéia, por isso a região deve se unir para sanar este problema.
A partir da Audiência Pública, o Parlamento Regional pretende apresentar, em documento oficial, com as intenções da região sobre o tema ao Governo do Estado.