A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul realizou uma reunião pública para debater assuntos como saúde e educação para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O encontro envolveu pais, vereadores, Secretaria Municipal de Saúde e representantes da educação municipal.
A reunião durou cerca de duas horas e quarenta minutos sendo debatidos inúmeros assuntos. Dentre eles, os pais e responsáveis por pessoas com TEA debateram a necessidade de um centro de atendimento em saúde para esse público. De acordo com Nicole Caprini, durante sua fala em tribuna, até o ano de 2020, pessoas com autismo eram atendidas no Centro de Atenção Psicossocial Intersetorial Mosaico Aquarela – CAPSIJ de Caxias, contudo com a mudança de gestão e posteriormente com a pandemia, os atendimentos cessaram. Ela questionou onde essas pessoas que antes recebiam atendimento, estão no momento.
Em sua fala, Nicole destacou que os pais desejam um atendimento de qualidade. Contudo, segundo ela, em uma outra reunião com a Secretaria Municipal de Saúde, o diretor da pasta, comentou que o que os pais querem é um “centro de convivência para picotar papel”, administrado pela Política de Assistência Social, esta fala revoltou as pessoas envolvidas com a causa. Em contrapartida a esta fala, Nicole leu uma lista de cuidados que são necessários a uma criança com TEA desde o seu primeiro ano de vida estes descritos na Linha de Cuidados para Pessoas com TEA no SUS (Ministério da Saúde, 2015). Caxias do Sul, segundo ela, não tem nenhum desses atendimentos citados.
A secretária municipal, Daniele Meneguzzi, durante seu pronunciamento, esclareceu que em Caxias do Sul há 78 pessoas com TEA considerados graves sendo atendimentos. Daniele confessou que uma pessoa com o transtorno não tem todos os cuidados necessários e justificou que a falta de recursos é um dos fatores para esta falha. A secretária divulgou que a gestão está planejando um espaço único para atendimento de todas as especialidades que uma pessoa com TEA necessita.
Todos os assuntos discutidos durante a reunião pública podem ser conferidos pelo youtube da Câmara: