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Audiência pública apresenta andamento dos projetos de reconstrução das pontes destruídas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Evento foi realizado nesta quinta-feira (22) no auditório do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer)

Audiência pública apresenta andamento dos projetos de reconstrução das pontes destruídas pelas chuvas no Rio Grande do Sul
Foto: Fabricio Santos/Ascom/Selt

O Secretário de Logística e Transportes (Selt), Juvir Costella, detalhou nesta quinta-feira (22), em uma audiência pública realizada no auditório do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o andamento dos projetos de reconstrução das pontes estaduais afetadas pelas chuvas de 2023 nas regiões do Vale do Taquari, Serra e Litoral Norte. Este evento contou com a presença de líderes regionais, prefeitos e representantes de entidades empresariais, além do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Alexandre Postal, e o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.

Durante a audiência, Costella apresentou o status atual dos projetos das pontes entre Caraá e Santo Antônio da Patrulha (ERS-030), Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul (ERS-494), Nova Roma do Sul e Farroupilha (ERS-448) e Santa Tereza e São Valentim do Sul (ERS-431), além das estruturas municipais danificadas pelas enxurradas. Destacou, ainda, que a ponte da ERS-474, em Santo Antônio da Patrulha, foi construída pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e entregue em agosto de 2023.

Além disso, durante sua fala, o titular da Selt apresentou dados dos primeiros dias de operação da balsa que faz a travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, na Serra. Desde o dia 09/02, quando a embarcação entrou em funcionamento, já transportou cerca de nove mil veículos. “Sabemos que a balsa não é uma solução definitiva, mas ela está sendo fundamental para quem faz o deslocamento entre São Valentim do Sul e Santa Tereza”, destacou Costella.

Ponte entre Santa Tereza e São Valentim do Sul

Está previsto que a estrutura seja maior em altura, largura e capacidade de carga. Nova ponte terá 320 metros, 51 metros a mais que a ponte destruída. A estimativa é de que a construção seja concluída em 18 meses, mas o início das obras depende da conclusão dos trâmites burocráticos em andamento.

O projeto já foi submetido ao Governo Federal para revisões e retornou ao Estado para ajustes. O Daer tem até 28 de fevereiro para fazer novas adequações no orçamento e no anteprojeto. Posteriormente, o Governo Federal definirá o custo máximo da obra, podendo chegar a R$ 35,9 milhões. Segundo Costella, independentemente do valor repassado por Brasília, o Estado cobrirá a diferença para a conclusão da ponte.

Ponte entre Nova Roma do Sul e Farroupilha

O anteprojeto da estrutura está sendo elaborado pelo Daer. Pelas normas técnicas vigentes, será necessário uma elevação da cota da ponte para atender a vazão de novas cheias. A nova ponte terá 180 metros de comprimento, 60 a mais que a anterior, e estará aproximadamente 4 metros mais alta. A previsão é de que a construção leve também 18 meses para ser concluída, a partir do início das obras.

Confira mais detalhes e outros projetos de pontes que estão em andamento pelo governo do Estado neste link.