Caxias do Sul - A Prefeitura de Caxias do Sul intensifica desde o ano passado a revisão e atualização dos cadastros do Bolsa Família. Somente em 2025, 493 benefícios foram cancelados após visitas domiciliares realizadas para confirmar a veracidade das informações prestadas no Cadastro Único.
O trabalho, iniciado em novembro de 2024 e reforçado em fevereiro deste ano com a ampliação da equipe da Fundação de Assistência Social (FAS), tem como objetivo garantir que o benefício seja destinado exclusivamente às pessoas e famílias que realmente atendem aos critérios do programa federal.
Com quatro técnicos em campo, as equipes da FAS realizaram 2.303 visitas até setembro de 2025. Entre os motivos para cancelamentos estão inconsistências nos dados, mudanças de endereço para fora de Caxias do Sul e ultrapassagem do limite de renda estabelecido pelo programa.
Além disso, o número de pessoas inscritas no Cadastro Único na cidade caiu de 84.744, em dezembro de 2024, para 74.887 em setembro de 2025, uma redução de 11,63%. Isso mostra o esforço para manter atualizada a lista de beneficiários que realmente têm direito ao Bolsa Família.
Beneficiários Estrangeiros e Capacitação
Outro dado relevante é a diversidade entre os beneficiários estrangeiros. Em Caxias do Sul, 2.129 pessoas de outras nacionalidades recebem o benefício, com venezuelanos liderando a lista com 1.947 inscritos, seguidos por haitianos (45) e outras nacionalidades como Cuba, Argentina, Senegal, Peru, Uruguai, Colômbia, Paraguai e Bolívia.
Paralelamente, a Prefeitura oferece capacitações por meio do programa Capacita Caxias e do Centro de Capacitação e Comércio, buscando promover o desenvolvimento profissional e econômico da população.