Caxias do Sul

Atuação da Brigada Militar de Caxias reduz índices de criminalidade em 2017

Dados foram apresentados na sede do 12° BPM (Foto: Maicon Rech)
Dados foram apresentados na sede do 12° BPM (Foto: Maicon Rech)

A atuação da Brigada Militar (BM) em Caxias do Sul e as parcerias com as demais forças de segurança, como a Polícia Civil, possibilitaram que a cidade apresentasse redução significativa nos índices de criminalidade em 2017.

Crimes de roubos a estabelecimentos comerciais (-54,55%), furtos em lojas (-28,85%), arrombamentos de residências (-43%), roubo a pedestre (-21,45%) e homicídios (-15,79%), apresentaram números bem abaixo dos registrados em 2016.

Dados foram apresentados na sede do 12° BPM (Foto: Maicon Rech)

Ao todo, os policiais da BM prenderam no ano passado 2.941 indivíduos e recapturaram 308 foragidos. Além disso, 181 menores infratores foram apreendidos e 243 armas de fogo foram retiradas das mãos de criminosos.

Em relação ao combate ao tráfico de drogas, mais de 150.586,17 gramas foram apreendidas. O entorpecente mais retirado de circulação é a maconha, o que representa 90% do montante.

Para o capitão Márcio Leandro, subcomandante do 12° Batalhão de Polícia Militar (12° BPM), a forte repressão ao crime e o trabalho de inteligência foram fundamentais para o resultado positivo em 2017.

“Refizemos alguns planejamentos. Redimensionamos algumas ações, potencializamos os canais de informação e a repressão em cima deste dado construído para que ela se tornasse material, enquanto ação ostensiva. Claro, há o trabalho de investigação preliminar por parte da Polícia Civil. Mas, por parte da Brigada Militar, são as ações, nós redesenhamos as ações, tanto na inteligência, ostensivo e repressivo com operações especiais”, salienta.

Apenas os delitos praticados contra o transporte coletivo urbano, assaltos a taxistas e casas lotéricas, tiveram um pequeno aumento. Após a onda de roubos a ônibus, a atuação da Brigada Militar, com a presença de policiais nas linhas da Visate, coibiu e fez com que estes crimes tivessem uma grande redução no segundo semestre do ano passado.

A Operação Papai Noel, voltada ao combate ao crime na área central de Caxias do Sul durante o mês de dezembro e o início de janeiro, também mostrou queda nos índices de roubo e furto. Foram 45 delitos a praticados a menos que em 2016. Houve a atuação de 60 policiais e apoio.