Segurança

Atropelamentos de animais têm queda de 70%, na ERS-040, em Viamão

Entre janeiro e abril de 2023, após a instalação das passarelas, foram registradas 80 mortes de animais. No mesmo período do ano passado, 262

A fase ainda é de reconhecimento e adaptação da fauna às novas estruturas.
A fase ainda é de reconhecimento e adaptação da fauna às novas estruturas. (Foto: Edivan Rosa/EGR)

Durante as atividades de monitoramento dos 21 passadores aéreos, instalados pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), no município de Viamão, foram registradas imagens dos animais utilizando as pontes de corda, instala na ERS-040, com familiaridade. Bugios-ruivos, ouriços, gambás e outros mamíferos já estão aprendendo a atravessar a rodovia em segurança.

Desde a implantação, em outubro de 2022, todo o processo de adaptação e utilização das pontes pelos animais tem sido acompanhado. As imagens captadas fazem parte da etapa de monitoramento de uso dos passadores pela fauna.

Conforme o registro oficial de atropelamentos de fauna, entre janeiro e abril de 2023, após a instalação das passarelas, foram registradas 80 mortes de animais. No mesmo período do ano passado, 262, uma redução de 70%.

Os especialistas do Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Nerf/Ufrgs) explicam que cÉ esperado que haja um aumento na aprendizagem dos animais com o passar do tempo, refletindo na diminuição dos atropelamentos.

De acordo com a gerente de engenharia da EGR, Camila Roberta Kohler, as pontes de corda estão instaladas em seis zonas críticas da ERS-040, entre o quilômetro 13 e o 16, no quilômetro 21 e entre o 39 e o 42, ambos em Viamão. “São estruturas específicas para animais que se deslocam pelas copas das árvores, oportunizando o deslocamento para que eles encontrem um caminho seguro para o cruzamento entre os dois lados da rodovia”, explicou.

Esses pontos foram definidos a partir de estudos realizados por especialistas do Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Nerf/Ufrgs) e conferidos quando da elaboração do projeto. Os critérios considerados foram os registros de mortes de animais, o número de carcaças localizadas ao longo da rodovia, o monitoramento de especialistas, o mapeamento da vegetação florestal e, por fim, a identificação do bugio-ruivo nos ambientes marginais da estrada.