Caxias do Sul

Atleta de hipismo de Caxias do Sul conquista o terceiro lugar por equipe em campeonato nacional

Vitória Rizzi de Almeida e o cavalo Apollo seguem trazendo medalhas para a Serra Gaúcha

(Foto: Faciole)
(Foto: Faciole)


O ano de 2023 foi um dos mais movimentados para a dupla Vitória Rizzi de Almeida e o cavalo Apollo. Os companheiros caxienses foram os únicos da cidade convocados pela Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE) a saltar na Copa do Brasil, disputada em Santo Amaro – SP, de 14 a 17 de dezembro. A dupla tem resultados entre os 10 melhores do Brasil.

Em equipe, Vitória e Apollo Sotrima Fedrizzi Seguros conquistaram o 3º lugar, representando a FGEE. Eles foram o único conjunto caxiense a saltar na prova. A amazona salienta que o ano foi intenso, mas que as competições dão um orgulho imenso para a família e quem acompanha a dupla nas provas. Ela dispara que este campeonato nacional foi um dos mais disputados até o momento. “É um campeonato que só saltam os selecionados, então só o fato de poder ter uma vaga para saltar essa prova foi extremamente especial para mim. Foi uma conquista e uma meta alcançada desde o início do ano. A gente tinha esse campeonato como objetivo de participar. No ano passado a gente também teve a honra de ser convocada a saltar essa prova e a gente queria repetir essa convocação e nós conseguimos. A gente pode se equiparar a esses conjuntos que estão sempre no topo do pódio do Brasil. A nossa equitação foi maravilhosa nos três dias de prova, o treinamento que a gente recebe na Hípica da Serra, a gente tem certeza que é uma equitação diferenciada de todos os outros lugares. É muito gratificante, sem dúvida alguma”.

A professora de Vitória e proprietária da Hípica da Serra, Anette Titton De Carli, detalha a preparação da jovem e também do cavalo Apollo. Vitória treina seu cavalo diariamente para que ele tenha um bom condicionamento físico, aperfeiçoando sua técnica e desenvolvendo agilidade e habilidades, para formar um bom conjunto. O que chamamos de conjunto? Cavalo mais cavalheiro. Nossos exercícios com saltos são em torno de duas vezes por semana. Nos outros dias trabalhamos com plano e exterior. Plano seria um trabalho de adestramento, desenvolvendo a musculatura, flexibilidade e agilidade do cavalo, no caso o Apollo. Exterior é onde nós montamos na natureza, que ajuda muito a nos estressar e diversificar o ambiente de trabalho. Assim, segue nosso treino dia após dia, durante ano, durante todo ano, com muita calma e dedicação. E perseverança, com certeza”.

Ano que vem será de novos desafios para a dupla de campeões.

Fotos: Faciole e Carol Cotrim