REPRESENTATIVIDADE

Atleta de Caxias do Sul vai disputar o segundo maior torneio de Jiu-Jitsu do mundo nos EUA

O Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu ocorre na Flórida, nos Estados Unidos, de 18 a 23 de março

Gabriel Boeira. Reprodução Redes Sociais.
Gabriel Boeira. Reprodução Redes Sociais.

O segundo maior torneio de Jiu-Jitsu do mundo terá a participação de um atleta de Caxias do Sul. Gabriel Boeira vai disputar o Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu, evento que ocorre na Flórida, nos Estados Unidos, de 18 a 23 de março. A competição é organizada pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu e reúne os melhores atletas de todo o mundo, prometendo ser um grande desafio para o representante caxiense.

Boeira iniciou a jornada enquanto atleta quando tinha 17 anos e ingressou no Jiu-Jitsu com o sonho de se tornar lutador. Com pouco mais de dois meses de treino, já se aventurou em competições e, ao longo dos anos, conquistou títulos regionais, estaduais e nacionais. No entanto, por dificuldades financeiras, o atleta precisou se afastar por quase quatro anos. Mas a relação com o esporte falou mais alto, e, em 2024 ele retornou aos tatames com a mesma determinação, conquistando resultados expressivos em pouco tempo.

Agora, com o retorno de sua rotina de treinos e competições, a oportunidade de disputar o Pan-Americano surge como uma grande realização. Em um ano de resultados positivos, o atleta se prepara para enfrentar adversários de alto nível na Flórida. Para ele, o caminho até aqui foi marcado por muito trabalho árduo, disciplina e abnegação. A conciliação entre o treino intenso e o trabalho foi desafiadora, mas com muito suor, ele alcançou seu objetivo e agora poderá se dedicar integralmente ao Jiu-Jitsu.

O impacto dessa conquista não é apenas pessoal, mas também para a cidade de Caxias do Sul e para a região da Serra. O atleta, que recentemente abriu seu centro de treinamento no bairro Cidade Nova, vê essa oportunidade como uma chance de elevar o nome da cidade no cenário esportivo mundial.

Ele tem a intenção de representar sua equipe, alunos e a região, e, ao mesmo tempo, trazer mais visibilidade ao esporte local, que carece de maior reconhecimento e investimento. Assim, a ida para o Campeonato Pan-Americano é vista pelo atleta como a realização de um sonho.

“Essa é uma oportunidade única, que pode abrir portas e gerar mais oportunidades para os atletas da cidade. Caxias do Sul, ganha visibilidade internacional, e o Jiu-Jitsu local pode se tornar uma referência ainda maior no Brasil e no mundo”, destaca.

As páginas IBJJF, flograppling e o perfil gabrielboeirajj, todos no Instagram, são canais para acompanhar as disputas do atleta e informações do Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu.