Nascida na cidade de Feliz, a agricultora e faxineira Ivania Rambo, de 38 anos, vai disputar a prova de 61Km e 3800D+ pelas montanhas do vale de Ossola, na Itália. Essa subida equivale a um prédio de mais de 1260 andares.
Na juventude ela praticava atividades esportivas como pedalar e jogar futebol eventualmente. Ao ser convidada para uma rústica na cidade pelos amigos ela conquistou o 2º lugar, motivando-a seguir praticando o esporte.
As trilhas e montanhas surgiram de modo inusitado, ela ganhou a inscrição de uma prova em um sorteio através de uma rede social, casualmente a prova que o seu treinador Cristiano Fetter organizava.
Simpatizante da modalidade, ela decidiu focar seus esforços e desde então conquistou o Campeonato Gaúcho nas distâncias média (20Km), longa (30-42Km) e Ultra (+50Km), além de vários resultados expressivos no cenário nacional. A vaga foi conquistada através de uma pontuação do ranking de Skyrunning, essa que é uma modalidade que se corre da terra ao céu.
São provas realizadas sempre em locais com muitas subidas em meio a trilhas de nível técnico altíssimo. Ivania representará o Brasil na modalidade SkyUltra.
Com uma rotina pesada, seus treinos começam por volta das 4h30. Ela então retorna por volta das 6h30 para ajudar o marido no cultivo de morangos. Durante a tarde trabalha como faxineira. Por volta das 18h ela volta a preparação física, desta vez na academia para o treinamento funcional.
O Campeonato Mundial em Ossola ocorrerá no dia 10 de setembro. Sua convocação se deu no dia 19 de julho.
Para representar o Brasil, Ivania está buscando patrocinadores que auxiliem a custear as despesas. Aqueles que tiverem interesse podem auxiliar através do PIX [email protected] e para acompanhar o dia a dia da atleta, você pode segui-la no instagram @IvaniaRambo.