Caxias do Sul

Atividades marcam as comemorações dos 25 anos do Hemocs, em Caxias do Sul

Os organizadores entregaram certificados de reconhecimento a três doadores como forma de homenagear a todos que fazem parte da história do serviço

Atividades marcam as comemorações dos 25 anos do Hemocs, em Caxias do Sul

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) celebrou 25 anos nesta terça-feira (13/12), em solenidade com presença de autoridades e homenagens a doadores. Servidora no Hemocs há 24 anos, a farmacêutica bioquímica Cristina Lisot destacou o histórico que antecedeu o surgimento do serviço. Lembrou a municipalização da saúde e a descentralização da Hemorrede, com a instalação no país de hemocentros coordenadores, hemocentros regionais, agências de coleta de sangue e agências transfusionais.

“Em fevereiro de 1998 assumi o laboratório de imunohematologia, uma ciência que não se conhecia tanto até então. Tudo era manual, em livros, tudo o que hoje é feito no computador. Como funcionária há mais tempo aqui, gostaria de agradecer à Prefeitura, ao sistema estadual e ao sistema federal de sangue. Aqui nos sentimos como se o Hemocentro fosse um pouco nosso. Também gostaria de homenagear a todos os meus colegas e ao doador de sangue, pois sem eles não estaríamos aqui”, detalhou.

O diretor do Serviço de Análises Clínicas e Hemoterapia, Roberto Roveda Silveira, enalteceu a programação montada pela equipe do Hemocs para demarcar o aniversário. Ele também destacou que, de todos os doadores, cerca de 80% procuram o serviço de forma espontânea e não pela necessidade de realizar uma reposição aos estoques.

“O sangue que entra no Hemocentro passa por todo um ciclo para garantir a segurança transfusional. Então, quero agradecer principalmente às pessoas que trabalham ou trabalharam aqui ao longo desses 25 anos, respondendo por todos esses processos. O sangue é um material nobre e vital, então uma pessoa que doa sangue doa amor e vida, além de fazer um trabalho humanitário pela sociedade”, assinalou.

Os organizadores entregaram certificados de reconhecimento a três doadores como forma de homenagear a todos que fazem parte da história do serviço: o servidor aposentado Celso Luiz de Castilhos Pinto, que fez sua primeira doação em 15/12/1997, poucos dias após a abertura do Hemocs; e Davi José Valentini e Caline de Cássia Vieira Duarte, que são doadores assíduos desde que começaram a frequentar o Hemocs, em 1999 e 2009, respectivamente.

Ao final, frei Jaime Bettega concedeu uma bênção, antes do tradicional parabéns a você. A solenidade contou ainda com as presenças da vice-prefeita Paula Ioris, da vereadora Tatiane Frizzo e de representantes de entidades, hospitais e prefeituras da região, uma vez que o Hemocs atende a 49 municípios.

PROGRAMAÇÃO – atividades

14 (quarta)

10h: apresentação da banda marcial da Escola Municipal Governador Roberto Silveira
Local: Hemocs

15 (quinta)

9h: apresentação de dança e poesia “Oásis espaço: arte, movimento e ecologia”, com Carina Benato.
Local: Hemocs
10h às 16h: ação de captação de doadores e agendamento de doações, com ônibus da Hemorrede e parceria da Cruz Vermelha Brasileira – filial Caxias do Sul
Local: Praça Dante Alighieri

16 (sexta)

9h: Quinteto de Trombones da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul
Local: Hemocs

17 (sábado)

8h às 14h: atendimento em horário ampliado e distribuição de mudas; doações de sangue agendadas e por procura espontânea

Local: Hemocs