O Estado Islâmico assumiu nesta segunda-feira (2) a autoria do atentado terrorista que tirou a vida de 22 estudantes na cidade de Cabul, capital do Afeganistão. De acordo com a apuração da Amaq, o balanço de mortos e feridos é de quase 80.
O ataque começou quando um homem detonou o próprio corpo dentro da instituição. Em seguida, dois terroristas começaram a disparar aleatoriamente, desencadeando o pânico.
Ainda não se sabe como os agressores conseguiram entrar armados na universidade, teoricamente protegida por postos de controle das forças de segurança.
Os terroristas invadiram a Universidade de Cabul no início da manhã, horário de maior movimento, indicou à Efe o porta-voz do Ministério de Educação Superior, Hanif Farzan. De acordo com a fonte, no momento, cerca de 15 mil pessoas estavam no estabelecimento de ensino.
Em uma reivindicação no aplicativo Telegram, o Estado Islâmico afirma que “dois combatentes conseguiram atacar uma reunião organizada pelo governo afegão na Universidade de Cabul para diplomar juízes e investigadores”.