Bento Gonçalves

Atendimento de pacientes com sintomas respiratórios passa a ser realizado em mais quatro bairros de Bento Gonçalves

Atendimento de pacientes com sintomas respiratórios passa a ser realizado em mais quatro bairros de Bento Gonçalves

Com o objetivo de evitar a sobrecarga do sistema de saúde nesta nova fase da pandemia, a Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves reorganizou o atendimento para pacientes com sintomas gripais. A partir da próxima segunda-feira (17), além do ambulatório fast-track, serão utilizadas as unidades sentinelas dos bairros Cohab, Municipal, Ouro Verde e Santa Helena para atendimento e testagem.

Será realizado o atendimento de pessoas com sintomas como tosse, gripe, febre, dor de garganta, coriza e outros. Por conta disso, a agenda de consultas nas unidades será adiada. Para atendimentos é necessário procurar a unidade mais próxima; em caso de emergências e urgências procurar a UPA do Botafogo ou a PA Zona Norte (São Roque).

Ocorre que, somente nesta semana, mais de 3,2 mil pessoas passaram pelo ambulatório fast-track, sendo o maior número na quarta-feira (12), quando foram atendidas cerca de 900 pessoas. Além disso, os pacientes assintomáticos devem continuar procurando a unidade móvel no PA Zona Norte (das 8h às 11h) e a Unidade do Eucaliptos (das 13h30 às 16h30). É necessário apresentar a carteira de vacinação ou o certificado digital de vacinação nos atendimentos, pois, conforme norma técnica da Secretaria Estadual da Saúde, o tempo de isolamento varia para imunizados e não imunizados.

Pacientes com sintomas gripais podem procurar para atendimento e testagem as unidades:

Horário: 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

  • ESF Cohab- Rua Joana Guindani Tonello, 243;
  • ESF Ouro Verde- R. Antônio Dala Coleta, 32;
  • ESF Municipal- Rua Valdelirio Guerreiro Vaz;
  • ESF Santa Helena- Rua Pedro Koff, 634;
  • Ambulatório fast-track – 24h.

Assintomáticos:

  • PA Zona Norte (Unidade Móvel): horário das 8h às 11h;
  • UBS Eucaliptos: horário das 13h30 às 16h30. Sala de testagem no térreo da unidade na rua Carlos Dreher Neto, número 664.

Receitas médicas:

  • Pacientes que fazem uso de medicamento de uso contínuo (desde que não sejam controlados) serão prorrogados por 30 dias.