Mundo

Ataque contra pessoas que compravam pão deixa 10 mortos na Ucrânia

Episódio aconteceu em Chernigov e ação foi atribuída às tropas russas; testemunhas relataram troca de tiros e confirmaram as vítimas fatais

(Foto: Aris Messinis / AFP/ Divulgação)
(Foto: Aris Messinis / AFP/ Divulgação)

Um ataque contra uma fila de pessoas que esperavam para comprar pão deixou ao menos dez mortos na cidade de Chernigov, no norte da Ucrânia. A autoria do ataque foi atribuída às tropas da Rússia. O episódio foi confirmado nesta terça-feira, 15, pelo Serviço Estatal de Comunicações Especiais e Proteção da Informação da Ucrânia. Agências de notícias locais informaram que o ataque aconteceu por volta das 10 h (horário local).

“Em Chernigov, as tropas russas dispararam contra as pessoas que faziam fila para comprar pão: ao menos, 10 mortos”, informou o órgão. Um membro da rede de comunicação ucraniana Suspilne disse ter testemunhado o ataque e relatou a ocorrência de troca de tiros no local. Segundo a agência de notícias Interfax-Ukraine, ele também confirmou as dez vítimas.

“Hoje, as forças russas dispararam e mataram dez pessoas que faziam fila para comprar pão em Chernigov. Estes ataques horríveis devem parar”, postou a Embaixada dos Estados Unidos em Kiev, criticando a ação das tropas russas. “Estamos considerando todas as opções disponíveis para garantir a responsabilização por qualquer crime atroz na Ucrânia”, concluíram os americanos.

*Com informações da EFE/ Jovem Pan