
O concurso leiteiro da raça Holandesa, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), consagrou dois associados da Cooperativa Santa Clara como campeões na Expointer 2025.
O desafio, que mede a produtividade em um ciclo de cinco ordenhas ao longo de 24 horas, reuniu 21 exemplares no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Na categoria Vaca Jovem, o destaque foi para a Cotribá Griebeler 143 Imperial, de Gediel Griebeler, da cidade de Montenegro, que alcançou 96,46 quilos de leite, estabelecendo um novo recorde estadual e superando a marca anterior de 87 quilos, registrada em 2023.
“É muito gratificante, resultado de muito trabalho. A felicidade é enorme e nos incentiva a continuar na atividade”, afirmou o criador.
Já na categoria Vaca Adulta, a campeã foi a Sta Clara FF Mior Cileidi 1022 DOC TE, de Felipe Mior, da Fazenda Mior, em Serafina Corrêa, com 94,79 quilos de leite. Em sua estreia na Expointer, Mior celebrou o feito que marca a terceira geração da família dedicada à pecuária leiteira. Representando o criador, o nutricionista Fernando Mocellin destacou:
“A vaca está no auge produtivo, e isso só é possível graças ao manejo cuidadoso e à genética de excelência.”
Além da premiação, a programação contou com o tradicional banho de leite e com a doação de 1.000 litros de leite para entidades assistenciais de Esteio.