(Foto: ilustrativa)
(Foto: ilustrativa)

A Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) emitiu nesta sexta-feira (09) um alerta sobre novos golpes direcionados a Microempreendedores Individuais (MEIs), após o registro de ligações e mensagens suspeitas recebidas por associados no município.

Segundo a entidade, os contatos fraudulentos mencionam supostas irregularidades, débitos ou até cancelamento e desenquadramento do MEI. As mensagens chegam por WhatsApp, SMS e e-mail e solicitam cliques em links ou pagamentos imediatos.

Alerta sobre Golpes a MEIs

A orientação da Apeme é para que os empreendedores não informem dados pessoais, não realizem pagamentos e não acessem links enviados por esses canais. A analista administrativa da Apeme, Juliana Rodrigues dos Santos Selle, afirma que os golpistas têm utilizado comunicações cada vez mais elaboradas para simular cobranças reais.

“Caso receba esse tipo de mensagem, não clique em links, não faça pagamentos e busque confirmação antes com um contador, com a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Inovação, ou com a própria Apeme”, afirma.

Juliana também orienta que os contatos suspeitos sejam bloqueados e denunciados.

“Os golpistas vêm se qualificando, fazendo parecer verdadeiro um débito inexistente. Nós ficamos à disposição para qualquer esclarecimento”, destaca.

A Apeme informa que oferece gratuitamente aos associados suporte, esclarecimento de dúvidas e consulta da situação do CNPJ. Outra opção é a Sala do Empreendedor, junto à Secretaria Municipal de Inovação e Empreendedorismo, ou a consulta com um contador de confiança.

A entidade reforça que a única forma segura de verificar a existência de débitos ou irregularidades é diretamente no site da Receita Federal ou no Portal do Empreendedor, por meio da plataforma GOV.BR.