A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, ao lado de seis empresas da Serra Gaúcha, assinou uma carta de intenções para a criação de um Centro de Design Italiano no maior município da região. O ato simbólico ocorreu no início da RA CIC desta quarta-feira (22), juntamente com a abertura oficial do Italian Design Day 2023, que pela primeira vez ocorre no interior do Rio Grande do Sul.
Conforme o presidente da CIC Caxias, Celestino Loro, não se trata de tirar os alunos das academias, mas de fortalecer este setor e, ao mesmo tempo, estreitar ainda mais os laços com a Itália. Ele também definiu como “um dia histórico”.
“Que possamos ser um complemento, primeiro colocando o tema em evidência e segundo aproximando consumidores de design, produtores de design e tutores. Quem sabe, em um futuro próximo, Caxias e Serra possam ser exportadores de design e não mais apenas consumidores dele. Nós temos todas as condições de produzir conhecimento de qualidade e agregar valor nas nossas cadeias produtivas”, destacou se referindo ao polo industrial da região.
Conforme Loro, a CIC disponibilizará sua infraestrutura para a criação do Centro de Design Italiano. Agora devem ser procurados parceiros e italianos para atuarem no projeto. A ideia é que em 2024 o Centro já conte com suas primeiras turmas.
Ao se referir a Caxias do Sul como a capital italiana no Estado, o cônsul geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valério Caruso, elogiou a iniciava.
“É o fruto do compromisso de todos os atores, porque na verdade um cônsul pode tentar colocar todos nas condições de fazer o melhor, mas na verdade é o fruto de um trabalho coletivo. Vamos ver o que acontece agora”, instigou Caruso.
O palestrante da RA CIC desta semana, o designer italiano Giorgio Bonaguro, também elogiou a iniciativa. E destacou que a Serra Gaúcha tem muitos reflexo do País da Bota, principalmente de sua cidade natal, Milão.
“É importante para levar profissionais do design tanto italianos quando brasileiros à esta região [Serra Gaúcha], que é muito aberta e receptiva neste âmbito. Eu acho isso fundamental para a formação, porque a base de um bom designer é o estudo e trabalhar perto de profissionais e empresas que mexem com o design”.
O documento foi assinado também pelas empresas Agrale, Intral, Florense, Randon, Marcopolo e Tramontina, pelo cônsul geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valério Caruso, e pelo cônsul honorário, Gelson Castellan.