Brasil

Assembleia pode definir destino da greve dos Correios nesta terça-feira

Assembleia pode definir destino da greve dos Correios nesta terça-feira

Funcionários dos Correios vão se reunir em uma assembleia na tarde desta terça-feira (17) para decidir sobre a continuidade da paralisação, que iniciou dia 10 de setembro e tem adesão de 80% dos servidores. A expectativa é que após a reunião o serviço seja restabelecido.

Os trabalhadores dos Correios protestam contra a proposta de reajuste salarial oferecida pela empresa, de 0,8%, percentual menor que os 3,1% da inflação acumulada em 12 meses pelo Índice de Preços ao Consumidor (INPC).

Entre pontos que a categoria reivindica, estão a exclusão do vale cultura, a redução do adicional de férias de 70% para 33% e o aumento da mensalidade do convênio médico e da co-participação em tratamentos de saúde. A exclusão dos pais de planos de saúde também é um ponto sensível na negociação.

Como não houve acordo entre as partes, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) sugeriu que o movimento se encerre no dia 2 de outubro. Até a data, os servidores dos Correios aguardam ajuizamento do acordo coletivo para o dissídio, caso contrário o serviço será paralisado.