Nesta terça-feira (31), foi aprovado na Assembleia Legislativa o projeto de lei que autoriza a municipalização do trecho de 13,960 quilômetros, que hoje está sob domínio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O documento segue para redação final e posteriormente sanção do governador Eduardo Leite.
Ainda, nesta quarta-feira (1º), o prefeito Diogo Siqueira e o Secretário de Governo Henrique Nuncio e de Finanças, Elisiane Schenatto, estiveram reunidos com o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza que falou sobre a aprovação. O objetivo da municipalização seria para promover melhorias na rodovia, uma vez que o trecho é uma das mais importantes rotas de turismo na região Uva e Vinho.
Nos últimos anos, a falta de investimentos estaduais na rodovia acabam prejudicando a região na atração de visitantes. O trecho da ERS-444 que compreende aproximadamente 14 quilômetros, entre o entroncamento da BR-470, até a entrada da cidade de Monte Belo do Sul, é uma das principais rotas turísticas da Serra Gaúcha, contando com vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas e demais empreendimentos.
Fotos: Gunther Sholer/Grupo RSCOM
Início da ERS-444, em Bento Gonçalves