A Assembleia Ampliada do Corede Serra acontece na próxima segunda-feira (30) e reunirá representantes de toda a região da Serra Gaúcha em Caxias do Sul, no auditório Florense da UCS, no Bloco M da instituição.
Na ocasião, serão definidos os seis projetos que serão efetivamente inseridos nas cédulas eleitorais. A votação dos projetos está programada para ocorrer entre 27 de novembro e 1º de dezembro. Para participar, é necessário estar com o titulo de eleitor em dia e cadastrado na plataforma e-Gov. As propostas eleitas durante a votação receberão o investimento total de R$ 1.728.571,43. São cerca de 500 mil por projeto.
A presidente do Corede Serra Mônica Mattia ressalta a importância da assembleia que será realizada na segunda-feira. Explica que os participantes poderão estar ajudando a decidir quais são os seis projetos que vão entrar na cédula eleitoral e como deverá ser a distribuição dos recursos financeiros que o governo vai passar para a região do Corede de Serra.
“Então nós queremos sim, como Corede de Serra, como Conselho Regional de Desenvolvimento Econômico e Social, convidar a todos para participar de mais esta fase da consulta popular e depois se envolverem no momento da votação dos projetos. Quando todos os eleitores poderão entrar no site da Consulta Popular e escolher o projeto que mais representa as demandas da sociedade”, convida ela.
A consulta popular teve início com a coleta de demandas da sociedade, que foram compiladas e transformadas em projetos pelo governo do Estado. Além disso, propostas desenvolvidas no âmbito do Plano de Desenvolvimento Regional do Corede Serra também estão em pauta. Uma distinção importante é feita entre Propostas Populares (PP) e Projetos Estratégicos (PED), com as PPs representando as demandas mais urgentes da população e vistas com mais forças na votação.