Opinião

As 4 famosas... no mundo do vinho

As 4 famosas... no mundo do vinho

Sempre que citamos os nomes de uva, geralmente vem à mente, essas quatro castas, exibindo-se com muito caráter e identidade, já que são reconhecidas em qualquer lugar.

Quem nunca provou aquele leve e delicado vinho da Pinot Noir?

Ou então aquele vinho macio e frutado Merlot?

E um potente e encorpado Cabernet Sauvignon ou o tânico e marcante Tannat?

Pois então, estamos falando das tintas mais famosas, tanto no Brasil quanto no mundo. Embora existam milhares de uvas diferentes, a espécie mais famosa é a Vitis Vinifera (uvas nobres, nativas da Ásia Menor), as quais hoje tomam conta da Europa toda. Há chances de existir entre 10 e 14 mil tipos de uvas no mundo, porém hoje vamos falar de apenas quatro delas.

A uva Pinot Noir, normalmente é muito mencionada, e a primeira da lista, quando se trata de leveza e delicadeza, pois ela é tão reconhecida que quase supera a Cabernet Sauvignon. Pinot Noir é originaria da região de Borgonha na França, produz um vinho que pode ser longevo, se o enólogo quiser e conseguir, o único detalhe que dá muito trabalho pra cuidar dela no parreiral, pois é de maturação precoce e gosta muito do frio. Porém, quando bem cuidada e com boas condições climáticas, ela vem com charme e marca paladares mundo a fora, pois apresenta acidez e taninos médios, o corpo é leve mas a intensidade de aromas e sabores é presente, e pode ficar bem registrada como: cereja, cravo da índia, cogumelos, folha verde molhada, quando tem madeira traz o tabaco e chocolate amargo. No mundo: Borgonha – França, Willamete –EUA, Central Otago-Nova Zelandia, Victoria-Austrália, Rio Negro-Argentina.

Merlot, possivelmente essa variedade é a segunda da lista. Originaria de Bordeaux na França, essa casta tem sabores parecidos com Cabernet Sauvignon porém com intensidade mais leve. Em regiões frias ela se sai muito bem também. Dos vinhos medianos sem dúvidas é a mais famosa no mundo por ter a textura macia; é muito fácil degustar, difícil é quem deguste e diga que não goste. Suas notas são: morango, framboesa, figo, mas se tiver madeira traz baunilha, menta, canela e as vezes frutas cristalizadas. É muito usada em corte pra equilibrar outras uvas, e deixar o vinho mais redondo. Merlots do mundo: Chile, Argentina, Pomerol-França, Languedoc-França e Califórnia-EUA.

Cabernet Sauvignon, originaria de Bordeaux na França, em 1997 a uva foi estudada, e foi descoberto que seu DNA vem de um cruzamento de Sauvignon Blanc e Cabernet Franc. É uma uva que amadurece no final da época de colheita, pois possui uma casca mais grossa, o que a protege de podridão e esse fator traz o vinho mais encorpado. No geral é conhecida por produzir “grandes vinhos”, pela complexidade e pelo corpo intenso, porém é possível encontrar Cabernet Sauvignon com menos corpo, dede que não tenha madeira e quando é de regiões mais frias. Já os Cabernets de região quente, trazem tanino maduro, vinho potente e complexo. As notas deste vinho podem trazer, frutas pretas como amora ou cereja, pimenta preta, tabaco, pimentão verde, um toque herbáceo; no paladar é bastante intensa, deixando a sensação de final em boca longo. Principais regiões: Bordeaux – França, Napa – Califórnia – EUA, Coonowara – Austrália, ahh e não pode ficar de fora Argentina e Chile.

Tannat, originaria de Madiran na França, como o próprio nome já diz é bastante tânica e deixa o paladar marcado por seu caráter robusto. Essa uva foi parar no Uruguai e se adaptou muito bem. Através do vinho encorpado com uma intensidade de cor que enche os olhos, as vezes ela pode assustar quem há pouco iniciou no mundo do vinho, ou seja ela agrada que gosta de vinho forte, com excelente expressão quando bem elaborado, com frutas pretas e muitas vezes bem carregado de madeira. No geral traz, um chocolate amargo, café, frutas pretas, couro, e dependendo do clima, no caso frio, traz uma rusticidade como bosque e chão de floresta.

Agora você conheceu um poucos das características das uvas, e já pode imaginar qual é seu perfil de vinho, pois eles estão na ordem do mais leve ao mais encorpado, e além dessas uvas existem muitas outras que se encaixam nas categorias por corpo. Escolha sua uva, abra uma garrafa e divirta-se.

Cheers!!!