Cultura

Artistas de Farroupilha poderão se inscrever em lei de incentivo financeiro para classe

Artistas de Farroupilha poderão se inscrever em lei de incentivo financeiro para classe

A pandemia do novo coronavírus atingiu a todos, porém teve na cultura um dos segmentos mais afetados. Devido às medidas de distanciamento social, apresentações, shows, exposições e eventos do setor foram cancelados e não devem voltar à situação normal em pouco tempo. Como apoio à classe artística, o Congresso Nacional aprovou a Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017). A medida prevê a destinação de recursos financeiros para apoio e fomento ao setor cultural.

Em Farroupilha, a secretaria de Turismo e Cultura publicou edital de chamamento público para cadastro de trabalhadores da cultura e espaços culturais que poderão se beneficiar do apoio financeiro através da lei. Além disso, o cadastramento tem por objetivos mapear o campo cultural do município e gerar indicadores da área para identificar as demandas deste segmento.

Os cadastros poderão ser feitos por meio eletrônico ou presencial, de 17 a 26 de agosto.

São considerados trabalhadores e trabalhadoras da cultura não somente os artistas, mas também as pessoas que trabalham na cadeia produtiva como contadores de história, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escola de arte e capoeira, entre outros.

Já os espaços culturais são todos aqueles organizados e mantidos por pessoas, organizações da sociedade civil, empresas culturais, organizações culturais comunitárias, cooperativas com finalidade cultural e instituições culturais, com ou sem fins lucrativos, que sejam dedicados a realizar atividades artísticas e culturais

Serão dois tipos de cadastros, para trabalhadores e trabalhadoras da cultura e para espaços culturais.

Por ser um cadastro municipal, apenas profissionais e espaços da cidade de Farroupilha poderão realizar o pedido.