PORTO LITORAL NORTE

Arroio do Sal terá porto 'fora da costa' com investimento superior a R$ 55 bilhões

Avaliado agora em US$ 11 bilhões (mais de R$ 55 bilhões, com capital totalmente privado), o empreendimento é considerado um dos mais ousados da infraestrutura marítima brasileira - E é um projeto a mais, ainda há o Porto Meridional.

Arroio do Sal terá porto 'fora da costa' com investimento superior a R$ 55 bilhões

Rio Grande do Sul - O município litorâneo de Arroio do Sal, com forte ligação com a Serra Gaúcha, está prestes a entrar de vez no mapa das grandes rotas logísticas da América Latina. Foi oficialmente anunciado na terça-feira (2) o Porto Litoral Norte, um ambicioso terminal portuário offshore, projetado para operar a 2,8 quilômetros da costa, na altura do balneário Arroio Seco.

O megaprojeto é de autoria da Doha Investimentos e Participações S/A, empresa com sede em Porto Alegre. Avaliado agora em US$ 11 bilhões (mais de R$ 55 bilhões, com capital totalmente privado), o empreendimento é considerado um dos mais ousados da infraestrutura marítima brasileira. Apresentado pela primeira vez em 2021, o projeto vem sendo desenvolvido de forma silenciosa, longe dos holofotes, enquanto avançava nas etapas técnicas e burocráticas. Ele é popularmente chamado de “segundo porto”, já que há um grande debate acerca do Porto Meridional – que conta com parte de investimento público.

Com modelo de terminal de uso privado (TUP), o porto terá estrutura para operar cargas e turismo, por meio de uma concessão pública federal. A proposta inclui um complexo industrial, terminal de passageiros, retroárea junto à Estrada do Mar com viaduto e acesso direto pela BR-101. A área total prevista é de 150 hectares.

A infraestrutura contará com um píer em formato de “L”, com 1,8 km de extensão transversal, e um quebra-mar de 500 metros. A profundidade (calado) de 30 metros permitirá a atracação de navios Chinamax, os maiores do mundo, com capacidade para até 23,4 mil contêineres. A ponte de acesso até o terminal terá quase 3 km mar adentro, caracterizando a operação como offshore, inédita nesse porte no Estado.

“Nosso ponto alto é o calado. Vamos poder receber os maiores navios do mundo. Este não é um porto apenas para o Estado, mas para o Brasil e para a América Latina”, afirmou Anderson César Leobino, sócio da Doha Investimentos, à época do lançamento do projeto.

Contraponto ao Porto Meridional

A confirmação do Porto Litoral Norte surge em um momento de intensas movimentações logísticas no Estado. O projeto é visto como um “segundo porto” em Arroio do Sal, em paralelo ao Porto Meridional, outro terminal em fase de projeto, mas localizado em ponto diferente do litoral do município.

Enquanto o Porto Meridional vem recebendo atenção mais intensa da mídia e do poder público regional, a proposta da Doha seguiu um caminho mais discreto.

A previsão inicial era de que as obras iniciassem em 2022, com entrega neste ano. Apesar do cronograma ter enfrentado ajustes e atrasos, a empresa garantiu que o projeto seguia ativo e em fase avançada de licenciamento, sendo anunciado no início deste setembro de 2025.

Projeção de Futuro

Com capacidade estimada em 43,9 milhões de toneladas por ano, o Porto Litoral Norte promete reposicionar o Rio Grande do Sul como um importante hub logístico marítimo da América do Sul. Além da movimentação de cargas, o projeto contempla um terminal de passageiros, abrindo espaço para a atração de cruzeiros internacionais — uma novidade para a região.

A aposta na operação offshore, mais afastada da costa, busca minimizar impactos ambientais e urbanísticos, além de permitir operações com embarcações de grande porte, que dificilmente acessariam estruturas portuárias tradicionais mais rasas.

“O mercado é grande. Não queremos concorrer com ninguém, queremos somar. A nossa proposta é diferente. Temos uma visão de longo prazo”, disse em 2021.

O que prevê o Porto Litoral Norte

  • Local: Balneário Arroio Seco, Arroio do Sal (RS)
  • Investimento: US$ 11 bilhões (R$ 55 bilhões), 100% privado
  • Área: 150 hectares
  • Modelo: Terminal de uso privado (TUP), offshore
  • Distância da costa: 2,8 km
  • Calado: 30 metros
  • Capacidade: 43,9 milhões de toneladas/ano
  • Navios: Chinamax (até 23,4 mil contêineres)
  • Acesso: BR-101, viaduto, retroárea na Estrada do Mar
  • Infraestrutura: Terminal de passageiros, complexo industrial, píer em “L”