Caxias do Sul

Arroio do Sal é escolhida para sediar porto no Litoral Norte Gaúcho

Arroio do Sal é escolhida para sediar porto no Litoral Norte Gaúcho

O embate entre Torres e Arroio do Sal para sediar o porto do Litoral Norte Gaúcho, parece ter chegado ao final. O senador Luiz Carlos Heinze (PP) se reuniu na tarde de segunda-feira (26) com os prefeitos, empresários e lideranças políticas locais para anunciar que o local com maior viabilidade para receber o novo porto é a praia de Arroio do Sal. O senador baseia a decisão em um estudo realizado pela Marinha, solicitado pelo próprio parlamentar.

Segundo o relatório, a ausência de vazios de praia com extensão e morfologia compatíveis não permitirá a construção de um porto em Torres. No entanto, a cidade vizinha de Arroio do Sal possui extensões de praia adequadas para a instalação.

“Nosso objetivo é estabelecermos um porto em águas profundas, sem prejudicar o meio ambiente, beneficiando todos os gaúchos. Tenho certeza que o Rio Grande do Sul só tem a ganhar com a possibilidade de mais um porto, focado na indústria”, argumenta Heinze.

Conforme Adilson Vargas, que representou Arroio do Sal em uma das reuniões na tarde de ontem, o empreendimento poderia ser construído entre a praia de Rondinha e a área central da cidade. Outra possibilidade seria a implantação do porto próximo ao balneário de Arroio Seco. O porto deve ser construído com dinheiro da inciativa privada. A previsão inicial é de um investimento de cerca de R$ 2 bilhões.

O ex-deputado federal, Fernando Carrion, idealizador do projeto, destacou que a decisão envolveu vários fatores. “Com a conclusão da batimetria e estudos de áreas disponíveis, como área livre frente ao mar; formação morfológica e liberações ambientais, Arroio do Sal se apresentou como a melhor opção”, completou.

Carlos Alberto de Matos, prefeito de Torres, afirmou que vai trabalhar em conjunto com o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst e outros municípios para dar seguimento ao projeto que vai impactar a economia e a ocupação urbana de toda a região.