
Arroio do Sal se tornou a cidade do Litoral Norte do Rio Grande do Sul com o maior número de guarda-vidas capacitados para banho assistido. No total, 64 bombeiros do CBMRS se formaram no curso do Programa Rede Praia Acessível, uma promoção da FADERS em parceria com a prefeitura e o Governo do Estado, através do programa Verão Total.
A formatura ocorreu no Quiosque do Turismo, próximo à guarita 38. Os profissionais revisaram os protocolos de atendimento e receberam certificados. O evento contou com a presença da tenente Carla Avozani, a primeira mulher a comandar a praia no município, e de autoridades locais.

Pioneirismo na acessibilidade
O curso focou em um atendimento humanizado e seguro para pessoas com deficiência ou dificuldade de mobilidade. Após a cerimônia, foi realizada uma simulação simbólica de banho assistido na beira-mar. O presidente da FADERS, Marquinho Lang, lembrou o protagonismo histórico da cidade.
“Arroio do Sal foi a primeira praia a implantar a Rede Praia Acessível, em 2013. Agora, novamente, é pioneira na formação de guarda-vidas”, afirmou Lang.
O prefeito Luciano Pinto destacou o compromisso com a inclusão, afirmando que é um trabalho do município ampliar a inclusão social e garantir que o maior número de pessoas possível tenha acesso ao lazer.
Guaritas Acessíveis disponíveis
O programa oferece banhos assistidos em 40 guaritas em 20 municípios gaúchos. Em Arroio do Sal, o serviço está disponível em quatro pontos, sinalizados por uma cadeira anfíbia:
- Guarita 26 – Balneário Atlântico
- Guarita 34 – Areias Brancas
- Guarita 38 – Arroio do Sal – Centro
- Guarita 42 – Figueirinha
Dia de praia inclusivo
A secretária de Cidadania, Gilséia de Oliveira, anunciou que a cidade vai receber, no dia 6 de fevereiro, um grupo de mais de 50 integrantes da instituição ASAN, de Santa Cruz do Sul, para um dia de praia inclusivo, promovendo a socialização para idosos em vulnerabilidade.