Os parlamentares caxienses arquivaram, por unanimidade, o novo pedido de cassação do mandato do vereador Sandro Fantinel (sem partido). A votação ocorreu durante cessão da Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira (9).
O pedido de cassação foi protocolado na última quinta-feira (4) pelo ex-vice-prefeito de Caxias, Ricardo Fabris de Abreu. O documento acusava Fantinel de quebra de decoro parlamentar após o vazamento de áudios do político em redes sociais. Na denúncia, baseada no Decreto-Lei 201/1967, o autor do pedido de cassação alegou ter sido ofendido pelo parlamentar.
Durante a cessão desta terça, e antes da votação por parte dos vereadores, Sandro Fantinel abriu mão dos seus 15 minutos de defesa, que são um direito de todos os parlamentares neste ato.
Cassação de Sandro Fantinel
Vale lembrar que segue em tramitação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul outro pedido de cassação do mandato de Sandro Fantinel. Neste, que foi protocolado ainda em 1º de março, o parlamentar também é acusado de quebra de decoro parlamentar após falas contra baianos durante cessão no Legislativo no dia 28 de fevereiro.
Sobre este caso, há expectativa de que a Comissão Processante, composta pela presidente Tatiane Frizzo (PSDB), relator Edi Carlos (PSB) e pelo integrante Felime Gremelmaier (MDB), entregue o relatório até a metade de maio.