INOVAÇÃO

Armário inteligente dos Correios é instalado em Caxias do Sul

Quinto locker instalado no Rio Grande do Sul e o primeiro na Serra está localizado no campus-sede da Universidade de Caxias do Sul

Armário inteligente locker
Equipamento foi instalado na Galeria Universitária do campus-sede da UCS | Bruno Zulian/UCS

Um armário inteligente (também chamado de locker) dos Correios foi instalado nesta quinta-feira (06) na Galeria Universitária do campus-sede de Universidade de Caxias do Sul (UCS). O equipamento serve para o autoatendimento de retirada e envio de encomendas e correspondências sem custo, e está disponível para a comunidade todos os dias da semana, das 7h às 22h.

Este é o quinto armário inteligente instalado no Rio Grande do Sul e o primeiro da Serra Gaúcha, com outras unidades instaladas em Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo. Para utilizar o serviço, é necessário realizar um cadastro no app Meu Correios e selecionar o locker da UCS como endereço alternativo para o recebimento de encomendas, com o CEP 95070-989.

Como funciona

Para retirar uma encomenda no armário inteligente, o comprador deve informar, na loja virtual, o CEP do locker no endereço de entrega, lembrando de inserir o número do CPF/CNPJ no campo de “complemento do endereço”. Para encontrar o endereço e CEP do locker de interesse, basta consultar o serviço “Busca CEP”, no site ou aplicativo, usando o termo “LCK” e o nome da cidade.

O usuário pode acompanhar toda a movimentação da sua encomenda pelo aplicativo Correios. Assim que a encomenda chegar ao armário inteligente, o destinatário receberá um SMS, e-mail ou uma notificação pelo aplicativo dos Correios, com o código de acesso. O cliente tem três dias para fazer a retirada do objeto. Para isso, basta apresentar o código recebido ao terminal, quando então o armário libera o acesso ao compartimento onde está a encomenda.

O procedimento para devolver um objeto usando o armário inteligente é quase o mesmo para realizar o serviço em uma agência. Para isso, basta entrar em contato com a loja ou vendedor para comunicar a intenção de devolver a encomenda, aguardar o e-ticket ou código do objeto de devolução e embalar o pacote com o código visível e anexar a declaração de conteúdo à caixa. No locker, é só selecionar a opção “envio”, inserir o código e depositar o pacote na porta aberta e fechá-la. Pronto! Um e-mail será enviado ao cliente confirmando o depósito. A confirmação da postagem chegará por e-mail em até um dia depois do depósito no locker.

São aceitas entregas de Encomendas PAC, Correios Mini Envios, SEDEX e Correios Packet. Para conhecer mais sobre o serviço e outras informações, acesse o site dos Correios.