Caxias do Sul

Aquecimento do mercado imobiliário em Caxias do Sul gera espera de até 25 dias na emissão das guias do ITBI

Foto: PM de CXS
Foto: PM de CXS

O aquecimento do mercado imobiliário em Caxias do Sul nos últimos meses gerou uma demanda superior a 33% nas guias de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) em relação ao mesmo período do ano passado, gerando espera média de 12 a 25 dias corridos, conforme o tipo de solicitação ( 12 dias corridos para financiamentos bancários e 25 dias para pagamentos cartoriais).

Conforme o Secretário da Receita Municipal, Roneide Valdecir Dornelles, a média mensal de liberações de guias são de aproximadamente 1.400, totalizando nos primeiros nove meses do ano mais de 13 mil boletos, que representa o mesmo número de todo o ano passado.

Para suprir a necessidade dos contribuintes a equipe de atendimento teve um reforço de 30% ( foram deslocados servidores da área do IPTU). Além disso, um novo sistema online está sendo implementado, para agilizar a liberação das guias.

Conforme Dornelles até o momento a arrecadação passou dos R$ 45 milhões ( valor superior aos 12 meses de arrecadação de 2020), com expectativa de ultrapassar até o final do ano os R$ 60 milhões. Uma das análises para o aquecimento nas vendas foi o mercado represado no ano passado devido a pandemia do Covid-19.

A solicitação das guias do ITBI são totalmente online e podem ser acessadas pelo link https://caxias.rs.gov.br/servicos/servicos-online