Bento Gonçalves

Aprovado novo regimento da Câmara. Sessões serão às 15 horas

Aprovado novo regimento da Câmara. Sessões serão às 15 horas
Foto: Gerson Lenhard
Maioria as emendas foram rejeitadas pelos vereadores (Foto: Gerson Lenhard)

Sem discussão e sem que se lesse do que se tratavam as emendas em votação, os vereadores aprovaram, na sessão ordinária da segunda-feira, dia 18, o novo regimento interno da Câmara Municipal de Vereadores de Bento Gonçalves. Das 34 emendas apresentadas pelos vereadores, apenas sete acabaram aprovadas. Nenhuma delas de autoria do recordista em emendas apresentadas, o vereador Moacir Camerini (PDT).

Entre as principais mudanças, estão a alteração no horário da sessão, que passa a ser às 15 horas das segundas-feiras e não mais às 18 horas. Com um total de 77 páginas, o Regimento volta agora à secretaria da Casa para que as emendas aprovadas sejam incorporadas ao texto do projeto de resolução da Mesa Diretora e entra em vigor a partir da primeira sessão de outubro, que é o mês subsequente ao da aprovação pelo plenário.

Uma emenda de autoria do vereador Gilmar Pessutto (PSDB) reduz o tempo das explicações pessoais dos vereadores para apenas cinco minutos. Os líderes de bancada poderão falar por sete minutos. Também está aprovada a emenda apresentada pelos vereadores Moisés Scussel (PSDB), Gustavo Sperotto (DEM) e Eduardo Viríssimo (PP) que torna obrigatória tradução de todas as sessões com intérprete de Libras.

Uma outra emenda, de autoria da própria Mesa Diretora, impede que propostas rejeitadas voltem a ser votadas na mesma Legislatura, o que atingiria especialmente o vereador Camerini, que, no ano passado, por exemplo, teve aprovado o projeto da segunda sessão semanal, que havia sido rejeitada um ano antes. “Inicialmente, se podia reapresentar um projeto depois de quatro meses. Mudaram para um ano de espera e agora fazem isto. Puro cerceamento do trabalho”, definiu Camerini na tribuna das explicações pessoais.

Terreno para o Trail Club

Em homenagem à Semana Farroupilha o vereador Neri Mazzochin declamou “Bochincho”, de Jayme Caetano Braun

Por votação unânime, os vereadores aprovaram a cedência de um terreno de 34.795 metros para o Trail Club de Bento Gonçalves. A área fica ao lado do Distrito Industrial de São Valentim e servirá para esportes com motos, quadriciclos, gaiolas e assemelhados.